quarta-feira, julho 26, 2006

na cozinha

Não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo. Só que isso é a minha cara. Na cozinha ainda é pior.

Bom, vamos começar do começo. Estou trabalhando full time. Mas, ainda chego a tempo de tentar preparar alguma coisinha pro jantar. Só que a saudade da Elisa é gigantesca. Então, acabo ficando com ela por um tempão e me atrapalho nos meus afazeres na cozinha. Prova disso foi o que aconteceu ontem. Quis aproveitar q tinha queijo gouda em casa pra fazer um muffin de atum q vi no Garfada. Li a receita com a Elisa agarrada e tentando correr o mais rápido possível pra terminar logo e ficar com ela. Não precisa dizer que coloquei os ovos e iogurte na temperatuda da geladeira. Não deu pra esperar ficarem na temperatura ambiente. As coisas já começavam mal... E nessa de ler correndo, coloquei 3 colheres de SOPA de fermento, em vez de colheres de chá. Resultado: a muffin ficou gostosa, mas com aquele gosto de fermento. Outra coisa. mas, isso foi de propósito. Percebi q havia feito burrada ao olhar pra massa e ver tudo borbulhando. Prevendo problemas com o gosto do fermento, coloquei o queijo gouda na massa enão como cobertura. Deu certo e amenizou um pouco o gosto do fermento.

Cozinha é assim, um dia a gente acerta. No outro faz uma besteirada atrás da outra...

Bem, segue a receita pra quem quiser acertar. Eu não gosto muito de alcaparras, por isso não coloquei. Pensei em trocar por azeitonas, mas aí, é o André que não gosta. Só mais adendo: Elisa devorou!

MUFFINS DE ATUM COM ALCAPARRAS
— 1 lata de atum ao natural [140 g]
— 100 g de queijo gouda
— 1 cebola pequena
— 250 g de farinha de trigo
— 2 ovos
— 2 potes de iogurte natural [200 g]
— 4 colheres de chá de alcaparras
— 3 colheres de chá de fermento químico
— 75 ml de óleo
— 2 colheres de chá de sal
— 2 colheres de sopa de salsinha e cebolinha

Rale o queijo grosseiramente. Unte uma forma específica para muffins, ou forminhas de pão de queijo, com manteiga ou banha, e leve à geladeira. Ligue o forno em temperatura média. Em uma tigela, misture a farinha e o fermento. Escorra o atum, jogue-o na tigela e o desfie com a espátula. Pique a cebola e acrescente à mistura. Em outra tigela, junte os ovos, o iogurte, o óleo, o sal, salsinha e a cebolinha e bata até homogeneizar. Misture a parte líquida com a parte sólida e depois de bem batida, despeje a massa nas forminhas. Polvilhe o queijo gouda ralado por cima de cada muffin e leve ao forno por entre 20 e 25 minutos. Depois de assado, deixe descansar por 5 minutos para desenformar.
Uma dica importante é que tanto os ovos como o iogurte devem estar em temperatura ambiente. Já as forminhas de pão de queijo — e ainda mais a de muffins — podem ser difíceis de conseguir. Neste caso, tente as formas de papel tamanho zero B, sobre uma forma normal, para o caso de escorrer. Essa técnica eu nunca testei, então, se der errado, nem tente me processar.

Nenhum comentário: