segunda-feira, junho 04, 2007

O bodum que vem de Angola



Fui ler um post da Fer, sobre a África estar logo ali na frente do Brasil.
Quando eu atravessava uma fase difícil em minha vida, meu pai me levou para visitar meu padrinho de casamento, o divertidíssimo Darcy Ribeiro, que dispensa outras apresentações.
Ele, havia pouco, tinha escapado do hospital rumo à sua casa em Maricá, litoral fluminense. Sua cura ele atribuía a um caldo de cana que tomou na estrada. "Tomei dois copos de caldo de cana e passei os dias seguintes expelindo tudo de podre que havia em mim. Caldo de cana é a cura para todos os males", ele contava, com aquele seu exagero delicioso.
Lembro perfeitamente dele, deitado na rede mandando eu respirar fundo aquela brisa do mar. "Respira fundo, minha filha. Sinta o bodum que vem de Angola."
Nunca me esquecerei dos seus sábios ensinamentos. Sempre q estou no litoral (carioca ou paulista) respiro fundo o bodum que vem de Angola.

PS.: A foto é dele em Maricá, mas não foi feita por mim. Quando fui visitá-lo, ele ainda estava meio careca, resultado da quimio pela qual tinha passado. Ainda sentia falta do seu topete...

Um comentário:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Livia, AMEI essa historia! E que tri-chic o Darcy Ribeiro ser seu padrinho...:-) Super beijo,